Pular para o conteúdo principal

O sentido da vida


Por que agora?
Por que comigo?
Por que ele ou ela?
Qual o sentido disso?
O que fiz para merecer isso?
Quando somos pegos de surpresa pela  vida através da morte do ente querido,inúmeras perguntas nos vêm a mente.
São perguntas que falam das inquietações de nossa alma frente ao inexorável. 
Essas perguntas mais do que respostas para aliviar nossa angustia revelam sentimentos. Sentimentos que não conseguimos manifestar, principalmente de raiva, de revolta.
Ao invés de dizermos que doí, que estou triste,ferido, desolado; dizemos: Por que?
Temos dificuldade de expressar nossos sentimentos e até de percebe-los. Por isso somos perguntadores obstinados, insistentes. 
São perguntas que não esperam ser respondidas e mesmo se forem não nos satisfaz. Sempre haverá um "mas" e um" não" as explicações naturais: doença, acidente, coincidência. Porque não podem ser respondidas dentro da lógica ou da razão pois são "questões existenciais".
Elas nos falam do despreparo e do vazio existentes em nós ante o "sentido da vida".
Quando temos um entendimento sobre o porque da vida, ou seja: - o porque aqui estamos, quem somos, para onde vamos, sobre a imortalidade, a reencarnação, a vida toma dimensões diferenciadas,de consolo e esperança.
Nós somos o espirito eterno,filhos de Deus. Estamos aqui encarnados para evoluir. A morte existe apenas no plano físico, ou seja na matéria. O espirito continua sua evolução pela eternidade.Retorna a vida através das reencarnações .E esta submetido as leis naturais que são as leis de deus. Os vínculos de afeto não se rompem  jamais.
Quando a criatura compreende melhor sua missão na terra,o medo da morte diminui
espera seu fim sem medo e resignação, imprime novo curso as suas idéias,objetivos, trabalhos. Não negligencia o presente. Sabe que o futuro depende da direção que der ao presente.Tem certeza de continuar a vida de relações que teve na terra. Não perde o fruto de seu trabalho, crescendo sem cessar em inteligencia e perfeição.
A fraternidade tem sua razão de ser e a de um objetivo,no presente e no futuro.
O Espiritismo levanta o "véu da morte" lançado sobre certos mistérios trazendo suprema consolação aos deserdados da Terra que sofrem ao dar uma causa justa e um objetivo útil a todas as dores.


Momentos de Inspiração

Esses momentos de inspiração foram vividos na Casa Espirita na tarefa "Dialogo Fraterno" que atende pessoas que perderam o ente querido



O maná que vem do Céu
Imagem relacionada
Jorram do alto constantemente
Respostas às perguntas feitas
Não vem em forma de palavras
Mas de estímulos alentando o coração

O ser humano não entende
e não atende
a misericórdia divina
Em sua  doação

Espera contrito em sua fé estreita
Que ela se materialize  para
Poder visualiza-la
È como São Tome a espera-la !

Os estímulos do alto
Alimentos  para o coração
Fortalecem a alma 
Fazendo com Deus a ligação

Precisamos absorve-los todos
Pelos poros, peles, pensamentos
Respirando forte
Fortalecendo os sentimentos

A busca pede esforço
Crédito, razão
Senão o maná que vem dos céus

Se esvai todo pelo chão.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No momento do luto vivenciamos  tristeza e dor, e esse momento nos parece infindável pela angustia em si mesmo. Entretanto  observamos em algumas pessoas enlutadas, que as emoções vividas durante o luto, são acrescidas pelas dores das perdas anteriores. Talvez  tenhamos sufocado essas dores acreditando que esquecer era o melhor. Mas recalcando-as ficam as  expensas de nossas lembranças. E nossa estrutura psíquica demonstra em nosso modo de ver e aceitar a vida a dor acumulada. A ultima instancia desse comportamento é a sintomatologia, ou seja nosso corpo somatiza, e a doença aparece. O momento do luto pode ser de grande transformação se buscarmos a ajuda necessária . A escuta e o desabafo podem ajudar muito. Revendo crenças, conceitos, expectativas e ilusões que fazem parte de nossa historia. É como abrir a janela para luz entrar, permitindo que as sombras desapareçam. Por isso acreditamos ser o momento do luto um momento precioso de aprendizado...
Trazemos algumas crenças acerca do luto, resultado de antigos valores, e passamos essas crenças como verdade absoluta. Dizemos às pessoas que estão vivenciando o luto que elas não devem ficar presas a essa situação, que isso deve passar logo, que ela deve ser forte para poder esquecer, pois a vida deve retornar ao normal. Dizemos frases “significativas’ como: O tempo cura tudo! Seja forte! Hoje temos um conhecimento novo acerca do luto. Existe até um estudo para essas questões que é a Tanatologia. Mas fica em nós a dúvida. Devemos evitar o luto ou enfrentá-lo? Devemos ouvir amigos e familiares que dizem que devemos desenvolver autocontrole, ou seja, repressão emocional, sendo forte, não se deixando abater. Ou buscar ajuda, novas referencias enfrentando-o e crescendo por meio dele? A sociedade que vive avaliando tudo e todos em função do tempo, pois tem a impaciência como cultura, pressiona o enlutado para sair da experiencia voltando a atividade normal. E o enluta...

Eles vivem

Ante o infortúnio da morte do ente querido não se desespere. Eles não morreram. Estão vivos na vida além da vida. Compartilham contigo os sentimentos que trazes no coração. Principalmente quando te afastas de Deus através de pensamentos de angustia que te impedem de perceber a misericórdia divina. Eles também sabem como dói a separação.  Sabem do pranto da despedida e das palavras ultimas que quiseram dizer e não foi possível, pois estão interligadas ao teu coração pelo laços do amor. Eles percebem o quanto te esforças para superar o presente momento e  te agradecem a colaboração, pois o consolo aporta em suas almas também. Respeite esse momento da partida , Pois é o convite amoroso do Pai que investiu através de suas leis sabias no aprendizado para o despertar do  filho pródigo. Apoia-os nesta viagem de transição. Conduza-o através de teu pensamento em prece e oração. Saiba que ele te escuta através dos sentimentos. De continuidade a algu...